#7. POR OLHOS - 1o VARAL DE FOTO DO VALE DO AÇO

POR OLHOS - 1o VARAL DE FOTO DO VALE DO AÇO

data: 18 de abril de 2009
local: BANCA DE DESIGN - Ipatinga/MG
horário: de 10:00 às 13h00

PHOTO EXHIBITION
18th April, 2009


















Seis fotógrafos = 48 olhares
texto de Rodrigo Zeferino

‘1º Varal de Foto do Vale do Aço’ exibe trabalhos de uma geração inquieta e atuante de artistas da imagem

Seis artistas ipatinguenses se reúnem no próximo dia 18 (sábado) no bairro Horto para compartilhar com o público um jeito incomum de ver o mundo. O grupo, cujos integrantes detêm a singular habilidade de reciclar diariamente o próprio olhar, vai pendurar alguns frutos de seu talento – e de uns bons anos de trabalho - no “Por Olhos - 1º Varal de Foto do Vale do Aço”. O evento, aberto ao público, acontece a partir das 10h, na Banca de Design, no Horto.

Serão ao todo 48 fotografias, ou 48 janelas que os fotógrafos Cauan Bittencourt, Nilmar Lage, Pedro Bastos, Ricardo Alves, Rodrigo Zeferino e Thyago Rodrigues vão abrir aos visitantes, oferecendo acesso a um pedacinho de seus respectivos imaginários.

De formação variada, o grupo surgiu a partir das afinidades de seus trabalhos e da maneira de cada um pensar a Fotografia. A vontade de trocar idéias, apurar técnicas, ou simplesmente ver o que o outro está fazendo foi a principal responsável por aglutinar esses profissionais num ambiente de diálogo.

Na verdade, o grupo vai além dos seis representantes que vão expor no Varal. São, até o momento, 11 profissionais e artistas da imagem, uns mais outros menos participativos, que começaram o papo trocando e-mails com indicações de trabalhos de grandes fotógrafos mundo afora, através de portfólios publicados na internet.

A lista de correio eletrônico logo evoluiu para um blog fotográfico, o Porolhos , onde os integrantes têm toda liberdade de publicar seus trabalhos autorais, desde que estejam dispostos a se tornar alvo dos mais imprevisíveis comentários, desde críticas contundentes e construtivas até as mais absurdas batatadas - coisa que só a liberdade do ciberespaço pode permitir.

Nas fotografias do Varal, todas em tamanho 20x30 cm, estarão representados seis diferentes olhares sobre o Vale do Aço – tema da 1ª edição. Todas as imagens, montadas em molduras de celulose, estarão à venda durante o evento e posteriormente na Banca.

É também coletiva a opinião de que esta exposição, apenas a primeira de várias, vem brindar um grande momento criativo na história - não só regional, mas global – das artes visuais, na qual a fotografia nunca mereceu tamanho destaque. Mesmo que essa elevação de status tenha sido em parte estimulada por uma questão técnica, a inserção da tecnologia digital, a verdade é que a todo momento, em algum lugar do planeta, um instante (ou uma quantidade absurda deles) está sendo eternizado, ainda que dure tempo suficiente pra ser visto e deletado.

Após peneirado, esse montante de pixels e sais de prata revela um sem número de linguagens e impressões pessoais. Regionalmente, essa variedade de cores e pensamentos refletem também uma renovação no banco de talentos e deixa claro que a paixão pela luz, que é uma só, veio pra ficar.

ATUAÇÃO
Caçula do grupo, Cauan Bittencourt, é uma das agradáveis surpresas do ano no cenário da fotografia regional. Com apenas 15 anos de idade, ele foi um dos escolhidos em edital para ocupar a galeria de arte Zélia Olguin, inaugurada em fevereiro deste ano com uma exposição coletiva, que tinha também a presença de Nilmar e Rodrigo. Apesar da faixa etária, Cauan é adepto de técnicas mais puristas, usando câmeras de filme e de regulagem manual, próprias para compor imagens que privilegiam a contemplação em detrimento da agilidade do disparo. Para chegar ao resultado final, ou seja, imagens cheias de poesia, capricho e com um ar retrô, ele mesmo revela seus filmes.

Já o jornalista Nilmar Lage, divide seu tempo entre a fotografia e a música. Baixista da banda Os Capiau, que toca aquele hardcore pesadão, Nilmar tem cara de roqueiro, alma de gentleman e a inquietação de um artista que está sempre à procura de instrumentos para expressar suas emoções. É também sócio da Agência Cilindro Ocular, pela qual presta serviços fotográficos na região. Nilmar está em cartaz, até o dia 10 de maio, com sua exposição individual na galeria Zélia Olguin.

O mais multidisciplinar do sexteto, Pedro Bastos faz fotografia, é videomaker, performer, designer gráfico e webdesigner, toca contrabaixo e clarineta no trio Bricoleur, cozinha muito bem e ainda pode consertar um cano estourado ou aquele móvel velho que há tempos está encostado em sua casa, implorando por uma reforma. Foi um dos ganhadores da segunda edição do Prêmio Usiminas de Artes Visuais, com um ensaio fotográfico.

Há mais dois jornalistas no grupo, Ricardo Alves e Rodrigo Zeferino, que trabalham juntos na agência Grão Fotografia, fundada há quatro anos e que atua no mercado em frentes variadas, como moda, publicidade, institucional fotojornalismo entre outras. Ricardo, que já foi repórter e editor em diferentes veículos de imprensa mineiros, estabelece, em suas fotografias, um diálogo com a arte, ora desenvolvendo trabalhos documentais/jornalísticos, ora abstratos. Objetos perdidos, destinados ao esquecimento, podem se transformar em verdadeiras esculturas construídas através de suas lentes.

Zeferino segue uma linha semelhante, lado a lado com a arte e o documentarismo. Um dos ganhadores da 1ª edição do Prêmio Usiminas, em 2005, já expôs em Ipatinga, Belo Horizonte, Porto Alegre, Berlim (Alemanha) e recentemente teve algumas de suas imagens incorporadas à Coleção Pirelli-Masp de Fotografias, em São Paulo. Em maio ele inaugura sua próxima exposição, na galeria Zélia Olguin, com uma série de fotografias em que trabalha com espelhos. Usando o recurso da metalinguagem, Zeferino faz uma reflexão sobre o próprio fazer fotográfico.

Thyago Rodrigues é um nome talvez ainda desconhecido para muitos, mas que promete no cenário fotográfico. Seu olhar diferenciado une a técnica e a irreverência, sendo estes os fatores principais que o levaram a um nível de destaque, não só na fotografia de moda, mas também em outros segmentos como fotojornalismo e fotografia publicitária, onde demonstra versatilidade.